terça-feira, 2 de setembro de 2008

Ranking mundial tem 6 universidades do Brasil


O Brasil tem seis instituições de ensino superior entre as 500 melhores do mundo, de acordo com ranking organizado pela Universidade Shanghai Jiao Tong, da China, e divulgado nesta quarta-feira. São elas Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A USP figura entre as 150 melhores instituições, entre a 101ª e a 151ª posições – não foi informado o posto exato. Segundo a própria universidade brasileira, porém, a estimativa é que ela tenha saltado do 128º para o 121º lugar. A Unicamp ficou entre a 201ª e 301ª posições; UFMG e UFRJ, entre a 301ª e 403ª.
Ainda de acordo com as estimativas da USP, a instituição brasileira deve ser a melhor da América Latina, segundo o ranking. Isso porque a Universidade Nacional Autônoma do México (Unam) apareceria na 164ª posição e a Universidade de Buenos Aires (UBA), na 175ª.
O ranking chinês é considerado um dos mais importantes na área acadêmica. Ele analisa indicadores da performance acadêmica de 12.000 instituições em todo o mundo, incluindo o corpo discente e a equipe de professores. São considerados também os estudos e docentes que receberam prêmio Nobel e medalhas em seu campo de atuação.
Os Estados Unidos se destacaram no ranking. Ocupam oito das primeiras dez posições – incluindo a primeira, Harvard – e 17 entre as 20. Veja abaixa a lista com os primeiros dez colocados.
1º Universidade de Harvard (EUA)
2º Universidade de Stanford (EUA)
3º Universidade da Califórnia (EUA)
4º Universidade de Cambridge (Grã-Bretanha)
5º Massachusetts Institute of Technology (EUA)
6º California Institute of Technology (EUA)
7º Universidade de Columbia (EUA)
8º Universidade de Princeton (EUA)
9º Universidade de Chicago (EUA)
10º Universide de Oxford (Grã-Bretanha)
OAS_AD('Right1');

Pesquisado pela Revista Veja
14 de Agosto de 2008-14:00

Nenhum comentário: