domingo, 24 de agosto de 2008

Abraço


Neste momento lembrei de vocês e senti uma vontade imensa de poder te dar um abraço. Onde vocês estiver sintao meu carinho. Sinta o quanto vocês são importante para mim. Josane

Meninas vocês surgiram como um anjo em minha vida. Josane

REFLEÇÃO SOBRE O PROFESSOR


O computador nunca substituirá o professor. Por mais evoluída que seja a máquina, por mais que a robótica profetize evoluções fantásticas, há um dado que não pode ser desconsiderado: a máquina reflete e não é capaz de dar afeto, de passar emoção, de vibrar com a conquista de cada aluno. Isso é um privilégio humano." Pode-se ter todos os poemas, romances ou dados no computador, como há nos livros, nas bibliotecas; pode até haver a possibilidade de buscar informações pela Internet, cruzar dados num toque de teclas, mas falta a emoção humana, o olhar atento do professor, sua gesticulação, a fala, a interrupção do aluno, a construção coletiva do conhecimento, a interação com a dificuldade ou facilidade da aprendizagem. Os temores de que a máquina possa vir a substituir o professor só atingem aqueles que não têm verdadeiramente a vocação do magistério, os que são meros informadores desprovidos de emoção. Professor é muito mais do que isso. Professor tem luz própria e caminha com pés próprios. Não é possível que ele pregue a autonomia sem ser autônomo; que fale de liberdade sem experimentar a conquista da independência que é o saber; que ele queira que seu aluno seja feliz sem demonstrar afeto. E para que possa transmitir afeto é preciso que sinta afeto, que viva o afeto. Ninguém dá o que não tem. O copo transborda quando está cheio; o mestre tem de transbordar afeto, cumplicidade, participação no sucesso, na conquista de seu educando; o mestre tem de ser o referencial, o líder, o interventor seguro, capaz de auxiliar o aluno em seus sonhos, seus projetos.
Ninguém se torna um professor perfeito, aliás, aquele que se acha perfeito, e, portanto nada mais tem a aprender, acaba de transformando num grande risco para a comunidade educativa. No conhecimento não existe o ponto estático - ou se está em crescimento, ou em queda. Aquele que se considera perfeito está em queda livre porque é incapaz de rever seus métodos, de ouvir outras idéias, de tentar ser melhor.
www.catho.com.br/jcs/inputer_view.phtml?id=2424 - 72k
souzeni martins

Dispersão


Dispersão

Orkut e MSN é o que mais ocupa os jovens que freqüentam o Telecentro Kolping, em Guaianases, zona leste de São Paulo. Não importa se é hora de aula e eles precisam prestar atenção aos comandos de HTML ensinados pela professora de informática. A rede social e o programa de bate-papo ficam minimizados e, ao menor sinal de distração, eles trocam recados e olham fotos.
Mas há exceções. A estudante Viviane Maria de França, 18, prefere procurar trabalho. "Estou fazendo meu currículo e quero colocá-lo em sites de emprego", diz. Aline dos Santos, 17, usa o telecentro para fazer trabalhos da escola. "Em LAN house tem que pagar e não é sempre que tenho dinheiro.
informatica.terra.com.br/interma/ult124u365028.shtml
aparecida paulo de morais

toda as crianças são bem-vindas á escola



Todas as crianças são bem-vindas à escola!

A inclusão é uma inovação, cujo sentido tem sido muito distorcido e um movimento muito polemizado pelos mais diferentes segmentos educacionais e sociais. No entanto, inserir alunos com déficits de toda ordem, permanentes ou temporários, mais graves ou menos severos no ensino regular nada mais é do que garantir o direito de todos à educação - e assim diz a Constituição!
Inovar não tem necessariamente o sentido do inusitado. As grandes inovações estão, muitas vezes na concretização do óbvio, do simples, do que é possível fazer, mas que precisa ser desvelado, para que possa ser compreendido por todos e aceito sem outras resistências, senão aquelas que dão brilho e vigor ao debate das novidades.
O objetivo de nossa participação neste evento é clarear o sentido da inclusão, como inovação, tornando-o compreensível, aos que se interessam pela educação como um direito de todos, que precisa ser respeitado. Pretendemos, também demonstrar a viabilidade da inclusão pela transformação geral das escolas, visando a atender aos princípios deste novo paradigma educacional.
Para descrever o nosso caminho na direção das escolas inclusivas vamos focalizar nossas experiências, no cenário educacional brasileiro sob três ângulos : o dos desafios provocados por essa inovação, o das ações no sentido de efetivá-la nas turmas escolares , incluindo o trabalho de formação de professores e, finalmente o das perspectivas que se abrem à educação escolar , a partir de sua implementação.
aparecida paulo de morais